sexta-feira, 26 de junho de 2009

A música e eu

Depois de muito tempo sem escrever, com tantos acontecimentos significativos nestes últimos meses, só hoje me vi compelida a registrar umas palavras.

Sempre gostei dele. Ele embalou meus sonhos adolescentes e minhas alegrias juvenis.
Remonta a primeira tradução (de faz de conta) que minha irmã fez de uma música em inglês. Mas ela só sabia o refrão ( a música e eu... a música e eu).
Nunca acreditei que ele seria capaz de magoar alguém, muito menos uma criança.
Nunca dei muito ouvido a fofocas sobre figuras públicas e as referente a ele não me tocavam nem um pouco.Nunca me importei muito com a "fantasia exploradora" que o circundava.
Agora, ele - Michael Jackson - partiu.
Assim, repentinamente. Do coração. Um coração que me parecia tão sofrido e sedento de afeto.
E que, por outro lado, ainda era capaz de distribuir carinho e alegria.
Desconhecia o impacto que a morte dele causaria, em mim. Claro, ele é um mito. Mas eu não sou o tipo muito caloroso de fã.
Porém, ao saber que ele tinha morrido mesmo, fiquei tão tocada que decidi voltar a escrever.
E como neste blog o intuito é compartilhar, penso que a vida e esta partida de Michael desperta reflexões e aprendizado. Eis alguns dos meus:
  • Aprendizados em acreditar cada vez mais na capacidade das pessoas em deixarem uma marca, mesmo sendo estimuladas ao contrário. Com uma infância tão difícil, sofrida e árida, MJ procurou dar o seu melhor e pode estimular milhões de outras a fazerem o seu melhor. Isto é POSSIBILISMO.
  • que a arte pode diminuir dores e criar alegrias, mesmo e em toda uma vida. Então vamos ver e fazer ARTE=tocar, cantar, escrever, pintar sei lá.
  • que mesmo com medo, é possível amar, receber e construir, como ele e tanto outros têm feito.
  • Ampliar nossa percepção, ver de forma diferente a mesma realidade e sair um pouco do "caminho de todos os dias", pode trazer um ganho surpreendente. Transformar nossa forma de pensar e agir, é uma tarefa árdua mas que pode significar a diferença entre a vida e a morte (real ou imaginária).

E por agora chega!!! Abraço a todos

Dou um tchau ao Michael com uma música que marcou minha vida "Music and me" (se quiser ouvir, click no link)

http://www.kboing.com.br/script/radioonline/radio/player.php?musica=1016394&op=1&rd=144841

http://letras.terra.com.br/michael-jackson/118991/

We’ve been together

For such a long time now Music, music and me

Don’t care whether all our songs rhyme now

Music, music and me

Only know wherever I go

We’re as close as two friends can be

There have been others

But never two lovers Like music, music and me

Grab a song and come along

You can sing your melody

In your mind you will find

A world of sweet harmony

5 comentários:

  1. Seu depoimento sobre o Michael me emocionou muito amiga e disse tudo que eu queria dizer.

    É como se as músicas dele tivessem me ajudado a superar todas as dificuldades e tristezas que passei na vida e também alegrado meus bailinhos que eram a minha diversão na época. Hoje pela manhã ouvindo no rádio a notícia sobre a morte e ao fundo uma de suas canções, tive que chorar, fiquei com medo de alguém me ver e tirar sarro e tratei de enxugar as lágrimas rapidinho. Me perguntei o motivo de tanta tristeza, pois nem eu mesma sabia o porquê, e aí me veio todo um passado, uma onda enorme cheia de rostos de pessoas que já partiram e outras que ainda estão comigo. Engraçado, pois nem eu mesma sabia que o Michael fazia parte da minha vida, eu era e sou apenas uma de suas fãs que assistiu ao seu show no Morumbi em outubro de 1993, vê-lo mesmo que de longe foi inesquecível pra mim. Na sexta-feira passada o Adilson me deu um DVD dele e eu comentei que nunca mais apareceria alguém que dançasse como ele dança. Ele flutuava no chão e tinha os gestos mais sincronizados que eu pude ver.
    Sempre lamentei o sumiço de Michael, nunca me conformei com os comentários ao seu respeito e agora mais do que nunca não me cabe julgá-lo. Pra mim ele será sempre aquele negro lindo com voz de anjo.. bjs Rute

    ResponderExcluir
  2. Tia ré !!!! Excelente comentário !!!!
    Posso dizer que vai mais um, para alguns, um ídolo, para outros, um mito, como você citou, rápido para outro mundo melhor que nos espera... O meu primo (e seu maravilhoso filho) me perguntou, quando estávamos vendo uns vídeos de Mamonas Assassinas, ''deio, os bons morrem cedo ?!?!'' Isso é uma pergunta/afirmativa muito forte !! Onde eu me questino até hoje ! Isso entra no rol dos grandes mitos, não tirando o patamar do rei do pop, junto a ele, como: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Bob Marley, Kurt Cobain (Nirvana), Elvis Presley, Freddie Mercury; no Brasil: Raul Seixas, Renato Russo, Cazuza, Chico Science e etc.
    Independente de sua ''partida'' cedo, seu legado ao mundo, já deixou registrado. Não é atoa que veio ao mundo mudar a cara da dança, (o street)!
    Todos que dançam, são grato a ele, seus fãs e cantores conterrâneos: Usher, Madonna, Ne-oy, Britney Spears, dentre vários outros, que nem chegam aos pés do ídolo, na qual, dançava, inovava em cada show, deixando sempre sua ''tatuagem'', que era seu andar de lado e seu giro com a mão no chapéu !!
    Engraçado que quando eu tinha uns 6 de idade, fui imitá-lo no clube da Petrobrás no dia das crianças numa brincadeira junto com outras cranças, dancei rebolando e aquele giro... ehehehe

    Outra coisa engraçada é que semana passada estava pensando nele, pois MJ iria completar a minha tríade de shows importantes, onde o meu primeiro foi em 2000 no show de Raimundos, (formação original), tinha 11 anos, banda que até hoje sou fã; ano passado o show do Iron Maiden e por último, já citado, o show de Michael!

    ''Os músicos vão, as obras ficam'', partindo dessa frase de Raul Seixas, é de ter resposta a Michael Jackson, e entre vários outros célebres artistas que vão embora cedo!

    Que ele possa hoje está em paz, onde muitas vezes, pela fama, não tinha.

    Abraços do seu sobrinho que lhe ama: Anderson Leite (Deio).

    ResponderExcluir
  3. ERRATA: Na pressa que escreví, ocorreu alguns erros ortográficos, tais como: ATOA, (AO INVÉS DE SER A TOA); ''Todos que dançam, são grato a ele...'' ( ao invés de ser GRATOS) e escreví cranças, no certo seria CRIANÇAS.

    (Anderson Leite)

    ResponderExcluir
  4. Não estamos aqui por acaso estamos apenas de passagem...existem pessoas e mitos, estou triste meu ídolo artístico isto é,o único, partiu... e aqueles que me acompanharam na adolescência fizeram comentários. Era inacreditável o que acabara de saber, tão de repente, e quem sabe na hora certa, porque acredito que ele não teria condições de fazer a turnê programada pela sua frágil condição física...Michael Jackson me emocionava no Got to be there, Ben, Music and me... nas coreografias de Billie Jean, Beat it, Thriller, dele só boas lembranças, porque nunca dei crédito a comentários negativos referentes a Michael. Como você disse sofrido, mas não egoísta, pois fez milhares de pessoas felizes e encantava, jamais sairá de minha vida, flutuando na minha mente. Meu filho falou e me comoveu muito: mainha ele é o Cara... eu não sabia que Michael era tão bom. Bye Michael e que algumas pessoas atentei para serem bons aos outros mesmo quando as portas hora lhe fecham.

    Stella Leite

    ResponderExcluir
  5. Oi Re!
    Gostei muito de seus aprendizagens em relacao a morte de MJ.
    Para mim, sua morte simbolizou mais uma vez a prova de como tudo eh impermanente nessa vida. Ateh nossos idolos nao escapam desse acontecimento, tenham a fama, a riqueza e o poder que tiverem. Estamos todos juntos nessa.
    Continue a escrever e a inspirar pessoas a fazerem o mesmo.
    Beijos e saudades,
    Fabiana

    ResponderExcluir